No decorrer de uma experiência sobre os reflexos digestivos, Pavlov descobre que para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos animais e nos seres humanos reflexos aprendidos: verifica que o cão salivava não só quando via o alimento (reflexo inato), mas também perante outros sinais a ele associados, como os passos do tratador ou o som de uma campainha (reflexos aprendidos ou Condicionados, como no exemplo do cão, toda vez que tocasse a campinha, o cão receberia um naco de carne, daí a associação).
A Psicologia, que deveria tomar a designação de Reflexologia, circunscrever-se-ia ao estudo dos reflexos. Os reflexos – inatos ou condicionados – seriam o fundamento das respostas dos indivíduos a estímulos provenientes do meio. Os trabalhos de Pavlov representam um grande passo na constituição da psicologia experimental objectiva (“sem factos as teorias são vãs”). É também com Pavlov que a Psicologia se direcciona decisivamente para o estudo do comportamento humano e animal.
Inatos – absolutos; simples Reflexos(reacções a situações ou estímulos) Condicionados – respostas aprendidas a um conjunto de estímulos que se associam; para Pavlov todo o nosso comportamento dependia destes reflexos:
* o comportamento humano resume-se às respostas a uma série progressiva de estímulos ou situações que se vão substituindo e complexificando, funcionando como sinais uns dos outros;
* não há distinção significativa entre comportamento animal e humano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexo_condicionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário